terça-feira, 4 de junho de 2013

Uso de palmilhas para a prática do esporte ainda é assunto polêmico.

'Quando um atleta busca na palmilha corrigir um problema estrutural ou biomecânico, corre o risco de exacerbar o problema', explica fisiologista.

pisada corredor Eu Atleta  (Foto: Getty Images)
Uso de palmilhas para prática esportiva, como a corrida, ainda
gera dúvidas (Foto: Getty Images)
O uso de palmilhas para a prática de esportes é sempre um assunto controvertido. Quando alguém busca na palmilha uma forma de corrigir algum problema biomecânico ou estrutural, corre sempre o risco de além de não corrigir a disfunção, acabar exacerbando o problema.


Estas considerações são pertinentes à ideia de uso das chamadas palmilhas ortopédicas, que certamente tem algumas indicações específicas, porém devem ser utilizadas em casos muito especiais e após cuidadoso estudo por profissionais competentes. Existe, entretanto uma palmilha com propriedades terapêuticas baseadas em um princípio dissociado do efeito ortopédico. Não se trata de “corrigir a pisada” ou alterar a mecânica da marcha ou corrida.

Esta palmilha foi recentemente registrada na ANVISA após comprovação de seus benefícios em um estudo com uma amostra significativa de usuários de grande “rodagem” diária: um grupo de funcionários da Guarda Municipal. O princípio da palmilha é o da emissão de raios infravermelhos. O material é produzido com um tipo de cerâmica que ao entrar em contato com a energia liberada pela superfície do corpo emite raios infravermelhos longos que estimulam a circulação local.

Este efeito melhora a perfusão regional e proporciona benefícios importantes para alguns problemas crônicos de difícil tratamento como a tão temida fascite plantar. O interessante é que esta palmilha não tem contraindicação por não se basear em nenhum produto terapêutico medicamentoso. De uma forma ilustrativa, é usar a própria energia térmica liberada pela superfície corporal para estimular a circulação, nutrir melhor os tecidos e remover metabólitos.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / Euatleta.com.

Turibio Barros (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)




Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário