terça-feira, 30 de abril de 2013

Abertura das inscrições para a capacitação de docentes em informática educativa.



A Secretaria Municipal de Educação de São João do Rio do Peixe – PB dará inicio no dia 06/05/2012 as inscrições para a capacitação de docentes em informática educativa. Esta capacitação consiste na execução do projeto intitulado: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES EM INFORMÁTICA EDUCATIVA: INSERÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE.
O objetivo é capacitar os docentes da rede municipal de ensino para a utilização de recursos computacionais e de ferramentas capazes de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido por estes docentes e a melhor forma de incluir tais recursos em suas atividades profissionais.
As aulas serão práticas, 3 horas/aulas semanais, e realizadas no laboratório de informática localizado na E.M.E.I.E.F. José Gonçalves da Silva. Em cada turma o número estimado de alunos deverá ser o número máximo de vagas por laboratório, neste caso 17 vagas.
O curso possui carga horária de 48 horas/aulas, com conteúdo programático que contemplará os seguintes temas: Sistemas Operacionais (Windows, Linux, Android), Processadores de Texto, Planilhas eletrônicas, Sistemas para Preparação de Apresentações e Conceitos básicos de internet.
A capacitação será ministrada por José Cazuza Pinheiro Neto, graduando do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.
As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Educação a partir do dia 06/05/2013. Para efetivação da inscrição o docente deverá preencher o formulário de inscrição disponível para download AQUI. Os formulários de inscrição também podem ser encontrados na Secretaria Municipal de Educação.

AS INSCRIÇÕES SÃO LIMITADAS

Veja abaixo os detalhes do projeto:

CAPACITAÇÃO DE DOCENTES EM INFORMÁTICA EDUCATIVA: INSERÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS NA PRÁTICA DOCENTE

APRESENTAÇÃO
Nos últimos anos a informática tem se tornado o maior aliado do homem para o desenvolvimento de suas atividades, sejam elas profissionais ou rotineiras. Em decorrência disso a familiarização com os recursos computacionais, que hoje são oferecidos, se tornou um dos requisitos mínimos para o bom convívio do homem no mundo globalizado.
Não é preciso analisar muito para chegarmos à conclusão de que o homem está sempre em busca de progresso, estabelecendo padrões cada vez mais altos, sempre almejando o melhor. Dessa forma, para não ficarmos a margem de todo esse processo de evolução e assim excluídos do mercado profissional e até do convício social é necessário que estejamos ao menos no padrão mínimo estabelecido no mundo atual.
A informática está presente em praticamente todas as áreas de atuação. Ter conhecimentos básicos na área, nos dias de hoje, não é mais um privilégio e sim uma obrigação para quem quer está pelo ao menos do padrão mínimo exigido no mercado de trabalho.
Negar o progresso é se negar a melhorar, sendo assim, por mais desafiador que seja adentrar no mundo digital, devemos encarar tal desafio como algo necessário para nossa sobrevivência.
A implantação de recursos computacionais na prática docente é uma forma de facilitar o desenvolvimento do trabalho por parte dos professores, implantando novas rotinas no seu dia-a-dia, fazendo com que o mesmo possa usar tais recursos ao seu favor, deixando sua rotina de trabalho cada vez mais prática e menos exaustiva. 

JUSTIFICATIVA
A motivação para este projeto surgiu da necessidade de capacitação de docentes para o uso de recursos computacionais, visto que atualmente tais recursos são capazes de facilitar o desenvolvimento de suas atividades profissionais quando incluídos em sua rotina de trabalho.
A sociedade atualmente informatizada quase que obriga aos seus componentes a respectiva informatização. Óbvio, ninguém está obrigado a aceitar essa condição, porém, quem não está disposto fica marginalizado e indiferente à velocidade assustadora com que a informação veicula, por exemplo, na Internet. Estamos vivendo a geração da informação.
Existem muitas ferramentas disponíveis, as mais diversas possíveis e um dos empecilhos para sua adoção é a falta do seu conhecimento ou não entendimento do seu poder de atuação. Para uma pessoa que não possui muitos conhecimentos na área da informática é necessário muito tempo e dedicação para realizar uma “mineração” em busca de recursos que atendam as suas necessidades.
Neste curso visamos apresentar algumas ferramentas capazes de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelos professores e a forma de incluí-las na prática docente.
O público alvo são os professores que atuam na educação pública municipal do município de São João do Rio do Peixe - PB.

OBJETIVO GERAL
O objetivo desse curso é capacitar professores para a utilização recursos computacionais e de ferramentas capazes de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido por estes docentes e a melhor forma de incluir tais recursos em suas atividades profissionais.

METODOLOGIA
As aulas serão práticas, 3 horas/aulas semanais, e realizadas no laboratório de informática localizado na E.M.E.I.E.F. José Gonçalves da Silva. O número estimado de alunos por turma deverá ser o número máximo de vagas por laboratório, neste caso 17 vagas.
O curso possui carga horária de 48 horas/aulas, com conteúdo programático que contemplará os seguintes temas: Sistemas Operacionais (Windows, Linux e Android), Processadores de Texto, Planilhas eletrônicas, Sistemas para Preparação de Apresentações e Conceitos básicos de internet.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ordem
Objetivo Específico
Ações
Resultados Esperados
1
Capacitação
Realizar aulas de capacitação.
Aulas ministradas de acordo com o plano de curso definido.
2
Material Didático
Distribuição de Material Didático.
Facilitação do aprendizado através do Material didático disponível.
3
Certificados de Conclusão
Emitir certificados
Certificados emitidos de acordo com o nível de aprendizagem mínimo exigido no plano de curso.


EQUIPE TÉCNICA
Nome
Formação
Função
Horas Semanais
José Cazuza Pinheiro Neto
Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IFPB - CAMPUS CAJAZEIRAS.
Instrutor
3 horas/aulas

CRONOGRAMA
CONTEÚDO
Semanas 01,02
Semanas 03,04
Semana 05
Semanas 06,07,08
Semanas 09,10,11
Semanas 12,13,14
Semanas 15-16
Sistema Operacional Windows
X






Sistema Operacional Linux

X





Sistema Operacional Android


X




Sistemas de Edição de Texto



X



Sistemas de Planilhas Eletrônicas




X


Sistemas para Preparação de Apresentações





X

Conceitos Básicos da Internet






X
Fonte: http://semesaojoaodoriodopeixe.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário